PERCEPÇÃO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Rafael Castoldi
  • Rosangela Bernardi
  • Celso Aparecido Polinarski

Palavras-chave:

Educação ambiental, Percepção ambiental, Meio ambiente

Resumo

Trabalhar com educação ambiental nas escolas é um importante instrumento de formação de cidadãos críticos, já que esta busca desenvolver a reflexão como base para mudanças de atitudes. Para o desenvolvimento de trabalhos com o tema é necessário compreender a realidade do aluno, sua percepção do tema e suas interações com o meio em que vive. O estudo teve como objetivo buscar definições do que é percepção ambiental com suas definições e importância, avaliar a percepção de problemas ambientais da atualidade por estudantes do ensino médio e uma análise como está é trabalhada nas escolas. Utilizou-se da análise qualitativa de 71 questionários aplicados a estudantes do ensino médio de dois colégios. Através da análise dos dados verificou-se que os alunos conhecem os problemas ambientais existentes, mas ainda possuem uma visão naturalista, ou seja, ambiente como algo que não envolva o homem.

Downloads

Publicado

2010-09-11

Edição

Seção

Artigos