A FORMAÇÃO CRÍTICA DO CIDADÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
ciência, tecnologia e sociedade, matemática, formação críticaResumo
Este trabalho apresenta uma experiência inovadora realizada em duas turmas de primeira série do curso Técnico Integrado em Informática, do campus Campo Mourão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, na disciplina de Matemática, para o ensino de funções, com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Segundo Bazzo (2010), o aluno merece aprender a ler e entender a ciência e a tecnologia com suas implicações e conseqüências, para poder ser elemento participante nas decisões de ordem política e social que influenciarão o seu futuro. Essa experiência demonstrou que trabalhos desse tipo despertam o interesse dos alunos em buscar um conhecimento mais aplicado às situações do dia a dia, e uma conscientização maior da necessidade de sua participação crítica nas decisões tomadas pela sociedade. Palavras-chave: ciência, tecnologia e sociedade, matemática, formação crítica.Downloads
Publicado
2012-04-02
Edição
Seção
Dossiê