A FORMAÇÃO CRÍTICA DO CIDADÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Flávia Aparecida Reitz Cardoso
  • Thelma Pretel Brandão Vecchi
  • Claudete Cargnin

Palavras-chave:

ciência, tecnologia e sociedade, matemática, formação crítica

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência inovadora realizada em duas turmas de primeira série do curso Técnico Integrado em Informática, do campus Campo Mourão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, na disciplina de Matemática, para o ensino de funções, com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Segundo Bazzo (2010), o aluno merece aprender a ler e entender a ciência e a tecnologia com suas implicações e conseqüências, para poder ser elemento participante nas decisões de ordem política e social que influenciarão o seu futuro. Essa experiência demonstrou que trabalhos desse tipo despertam o interesse dos alunos em buscar um conhecimento mais aplicado às situações do dia a dia, e uma conscientização maior da necessidade de sua participação crítica nas decisões tomadas pela sociedade. Palavras-chave: ciência, tecnologia e sociedade, matemática, formação crítica.

Downloads

Publicado

2012-04-02

Edição

Seção

Dossiê